sábado, 20 de novembro de 2010

A ALTA



A ALTA

Depois de quase 5 meses na UTI, Miguel recebeu alta.

A despedida do hospital foi muito bonita e ao mesmo tempo dolorosa.

Sempre que um bebê fica muito tempo na UTI e vai embora, todas as enfermeiras, técnicas e mães fazem um corredor de aplausos para que a mãe e o bebê passem e se despeçam.

É muito emocionante e um filme passa na sua cabeça. Você diz adeus a cada um e lembra de quanto aquela pessoa foi importante para o seu filho. E quando se despede das mães, fica torcendo para que elas possam ir embora também com seus bebês no colo. A maioria chora. Um choro de alegria, pela missão cumprida e tristeza pelo amigo que se vai. São muitas emoções juntas, não tem como explicar.

Ter ficado quase 5 meses no hospital foi terrível, mas até isso tem seu lado bom. Quanta bagagem, quanto aprendizado e quantos amigos eu fiz.

O meu lado mãe floresceu de uma forma diferente das outras mulheres. Não tive a ajuda do instinto materno. Quando um ser humano sai de você com 720 gramas e fica numa caixa transparente tentando sobreviver, é um teste. No início há um medo de se apegar aquela criatura tão frágil, a sensação de que não vai dar certo é muito forte. Mas conforme o tempo vai passando, a criatura cresce, tem um rosto e cria personalidade, a gente se pergunta: por que não? Por que não pode dar certo? Será que é impossível mesmo?

Aí o amor vem. E não tem mais jeito. Já era.

Pensando hoje, vejo que o que me despertou a maternidade talvez tenha sido a convivência com a vida e a morte de forma tão intensa, tão real.

E isso fortalece também.

Hoje vejo que não sou uma mãe qualquer. Nenhuma daquelas mulheres da UTI é. Temos a verdadeira noção do que é realmente grave e o que é um simples dodói. Não vou me apavorar de bobeira.

Minha fé mudou também. Agora, acredito em milagres. Afinal, tenho um milagre que chamo de filho.

EM CASA, E AGORA?

Vou confessar, deu muito medo de levar ele para casa. Como já disse, nunca fui jeitosa com criança alguma e agora sou mãe. Todos os dias, peço que Deus me dê luz e discernimento para que eu faça as coisas certas. Meu grande pesadelo é ele voltar para o hospital. Acho que todas as mães pensam assim. É muita pressão e a gente dá uma pirada mesmo.

Tenho que dar banho sozinha, controlar os remédios e as mamadas. Fora o resto todo. Ufa!

Mas aos poucos vou aprendendo e seguindo o meu caminho. Errando, acertando e descobrindo o melhor jeito de cuidar do passarinho. Sou mãe de primeira viagem e já no início enfrentei a ira de Poseidon.

Hoje o mar está mais calmo. Nadamos muito e chegamos em terra firme.

Pensando em tudo, vemos que deixamos para trás muita coisa ruim, mas também amigos para a vida inteira. Pessoas que vamos carregar no coração para sempre. Que fizeram da minha dor a sua própria e choraram comigo nesses momentos. E riram também nas horas de vitória. Ouviram meus desabafos e me aconselharam várias vezes. Me sopraram esperança no ouvido e seguraram na minha mão.

Pessoas que tornaram minha estadia naquele hospital suportável e cuidaram do Miguel como se fosse seu próprio filho.

Deixo aqui um beijo especial para algumas dessas pessoas:

Moniquinha, Renata TE, Etiene, Renata Enfermeira, as duas Liliam(s) TE (noite), Fabiana, Beth, Gabi, Marilia, Camila, Luciana, Tati Enfermeira (noite) e Érica do banco de leite. Amo vocês.

De verdade.

Obrigada.

7 comentários:

  1. Oi Carol lí seu blog inteiro e chorei muito pois acabei revivendo um pouco daquilo ali, o Nicollas fez uma cirurgia de hérnia e ficou internada na UTI NEO por 24 h e qdo cheguei lá a primeira pessoa que perguntei se já tinha saído foi vc e me falaram que fazia poucos dias que vcs haviam saído, e falaram que vc tinha esse blog chegeufiquei muito feliz pela vitória de vcs 3. Vamos nos falando tá? bjs Lígia

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol estou super feliz pois o Miguelzinho foi para casa né? Que vitória, ele é guerreiro, parabéns torço muito por vcs. Bjs (vê se não vai esquecer de trazer ele para eu ver viu) Fabi

    ResponderExcluir
  3. Amei este último post...saber que de alguma maneira (mesmo pequena) contribuí pra esse passarinho estar em casa me deixa feliz !!!!Você e Luciano merecem tudo de maravilhoso que o Miguel fará pra vocês !!!! Já estou sentindo saudades dos nossos papos !!!!!
    SAUDADES E BEIJOSSSSS
    Moniquinha

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol esse blog esta maravilhoso lindo, emocionante, impossivel não chorar,parabéns.
    Como esta o passarinho? Já esta gostando de leite? Fiquei muito feliz com a alta do Miguel vcs merecem, que Deus ilumine todos os dias de suas vidas. Tenho orgulho de ter conhecido vc uma mulher forte,confiante, resumindo MÃE....
    Lembranças para o Luciano e Miguel (sua familia).
    Carla

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol!!! Estou tão feliz e emocionada!!! Só quero te dizer que nós aprendenmos muito com cada um de vcs tb!! E que ver o Miguel indo embora realmente me faz lembrar o porque escolhi a minha profissão, e fico muito feliz em saber o quanto contribui para isso!!! Obrigada pelas lindas palavras! Amo vcs meus amigos! Vcs sabem que sempre podem contar comigo e com tds nós da Neo! Bjs e mande sempre notícias! Marilia

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!

    Você não imagina como esperei para ler A ALTA nesse blog.
    Orei todos os dias, acompanhei cada letra que você escrevia, vibrei com cada vitória.
    Por muitas vezes fiquei triste porque queria estar aí, talvez você estivesse precisando de alguem só pra ficar quietinha ao seu lado. Mas também pude ver que você estava cercada de pessoas maravilhosas. Maravilhosas como você e o Miguel merecem!
    Parabéns pela vitória!

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol!!!!
    Quanta felicidade hein, é muito bom saber que vc já levou seu presentão pra casa!!!! Que Deus continue abençoando a vcs 3!!!
    O Miguelito é um exemplo de vida!!!!
    Bjs!!!!
    Mais e mais felicidade!!!
    Joelma.

    ResponderExcluir